Usar chá de camomila para clarear os cabelos não é bem uma novidade. Nem recorrer à henna para tingir fios brancos. Mas os compostos naturais, como flores, ervas e óleos extraídos de plantas e sementes, que antes eram usados em fórmulas caseiras, passaram agora a integrar os ingredientes das tinturas capilares. E junto deles, aumentam nas prateleiras de farmácias e lojas de cosméticos os produtos sem amônia, parabeno e o corante PPD (para-phenylenediamine).
Essa tendência não significa que as novas colorações sejam completamente livres de química em sua composição. De acordo com a técnica em colorimetria capilar da Academia BLZ, Valéria Calixto, dos produtos oferecidos no mercado hoje, somente a henna vermelha pode ser considerada 100% natural. “Tinturas à base de henna que deixam os cabelos em tons de loiro, por exemplo, têm ingredientes químicos para clarear”, revela a profissional.
De acordo com o médico tricologista Diego França Iida, alguns produtos caseiros são capazes de mudar a cor dos cabelos temporariamente. “O uso de chá preto, por exemplo, deixa os cabelos escuros, podendo ser utilizado em cabelos grisalhos ou claros”, sugere. A beterraba também funciona para tingir levemente e dar brilho aos fios escuros.
Tratamento
Os ativos naturais, como óleo de argan e sândalo, e as composições livres de parabeno, amônia e PPD ajudam a deixar os cabelos mais bonitos. “Essas tintas deixam o cabelo mais macio, com mais brilho, e também com resultado igual aos produtos convencionais”, diz Valéria. “Vários ingredientes que provocam alergia não estão presentes nessas formulações. Eles não chegam a ser antialérgicos, mas diminuem muito a chance de algum tipo de reação”, explica a colorista. Mesmo sendo menos agressiva, a aplicação desse tipo de tintura deve ser controlada em gestantes. “O melhor a fazer é procurar a orientação do médico antes da utilização.” Confira nesta página alguns produtos com ingredientes naturais em sua formulação, que tingem, tratam e realçam a cor dos cabelos.